APA Rio Pacoti
CE

estatísticas da área

Espécies registradas::
0
Espécies com foto:
0
Espécies com som:
0
Total de registros:
0
Total de fotos:
0
Total de sons:
0

Áreas de Observação

Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti

Unidade de conservação de Uso Sustentável nos municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz no estado do Ceará.

Apresentação

A APA do Rio Pacoti, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.778, de 15 de fevereiro de 2000, abrange uma área de 2.914,93 hectares e localiza-se em á reas dos Municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, a aproximadamente, 30 km do centro de Fortaleza. O principal acesso a esta unidade de conservação se dá pela Avenida Washington Soares e em seguida pela Rodovia CE 025 Km.

Características

O Rio Pacoti é o maior dos cursos d’água que atravessam a região metropolitana de Fortaleza, estando sua nascente na vertente-oriental da Serra de Baturité, percorrendo cerca de 150 km até desembocar no mar. A APA do Rio Pacoti abrange os trechos deste rio compreendidos entre a sua foz e a ponte velha da CE 040, no Município de Aquiraz.

Nesta área, há ocorrência de manguezais, mata de tabuleiro, dunas móveis e fixas. Os manguezais estão situados na planície flúvio-marinha, representando a zona estuarina, ocorrendo desde a desembocadura até as proximidades da cidade de Aquiraz. A vegetação mais marcante ao longo das margens do estuário é a floresta de mangue, denominada de floresta Perenifólia Paludosa Marítima, que se alonga cerca de 15 km a partir da foz do rio, ocupando uma área estimada de 150 km. De acordo com estudos realizados na zona estuarina do Rio Pacoti, estima-se que este possua 158 hectares de manguezais, distribuídos ao longo dos cursos d’água até onde se faz sentir a influência das marés. Contígua à área de mangue, existe uma zona de transição formada por gramíneas, caracterizando a mudança da tipologia vegetal. Após essa estreita faixa de transição, observa-se vegetação característica de zona litorânea, onde inclui-se o tabuleiro litorâneo e a vegetação de dunas.

A fauna, devido a grande variedade de ecossistemas é muito diversificada. Na área de mangues, é composta por invertebrados pertencentes aos grupos de crustáceos decápodes. Nas dunas e tabuleiros, há a presença de répteis, aves e alguns mamíferos, além de várias espécies da fauna aquática na zona estuarina.

A APA do Rio Pacoti sofre com a vasta tentativa de ocupação e destruição da área principalmente pelo setori imobiliário. Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, ocasionados pela especulação imobiliária, com a construção de casas de veraneio, condomínios fechados e empreendimentos hoteleiros, disposição de resíduos sólidos nas margens do manancial, ocupação por residências na área de preservação permanente do rio e tráfego de veículos sobre as dunas.

A SEMACE realiza fiscalizações semanais na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

O projeto de Trilhas Ecológicas do Rio Pacoti

Neste lugar, desenvolvem-se as atividades do Projeto Trilhas Ecológicas do Rio Pacoti e do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM). Os programas são uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem importante papel na promoção da educação ambiental.

A motivação para fundar o programa foi a grande procura de alunos e professores por assuntos relacionados ao meio ambiente e ao material biológico da fauna marinha e estuarina (área onde um rio se encontra com o mar) para apresentações e exposições nas feiras de ciências realizadas nas instituições de ensino. Assim, o PEAM surgiu a fim de desenvolver práticas de educação ambiental, enfatizando problemas socioeconômicos que afetam o meio ambiente. Desde 1992, é coordenado pela servidora Núbia Gomes Lima Verde, engenheira de pesca e técnica da UFC. O projeto de trilhas ecológicas coordenado atualmente pela Prof.ª Dra.ª Cristina de Almeida Rocha-Barreira, busca aproximar tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade que vive no entorno do Rio Pacoti da própria Área de Proteção Ambiental, mostrando e educacando sobre a diversa riqueza de fauna e flora que existe nesse local.

A trilha ecológica do Rio Pacoti perpassa pelos ecossistemas de manguezal e de mata de tabuleiro apresentando vasta variedade de espécies de aves, para visitação da trilha necessita de agendamento prévio entrando em contato por meio das redes sociais do projeto @teriopacoti_ufc.

Referências